quarta-feira, 27 de junho de 2007

Partilhando experiência!

Olá colegas do Curso,

Estou aqui lendo alguns comentários e com muita saudades da interação que mantive com o grupo nas semanas anteriores.
Esses 3 dias aqui em Londrina estão muito interessantes e ricos em troca de experiencias e conhecimentos. Meus colegas das CRTEs de Londrina, Maringá, Apucarana e Cornélio Procópio, são pessoas muito especiais e cada um contribui de alguma forma com os outros. Amanhã será meu dia de contribuir com o grupo e vamos partilhar experiências como uso da Pbwiki com os professores.
Prometo mandar uma foto para registrar meu dia!!
Beijos e obrigada pelos comentários tão carinhosos aqui!!

domingo, 24 de junho de 2007

Relatório de acompanhamento dos Blogs - 17/17

Esta semana eu visitei sistematicamente 4 pessoas do curso .
Minha primeira companheira foi a Ivonete que está vivendo um momento especial na vida que foi o nascimento da Caroline. Muito interessante o envolvimento da cursista, pois mesmo no hospital ela fez uma postagem no Blog. Por conta disso ela ainda está na atividade 17/5, mas as atividades são bem feitas e com com boas reflexões. Seu Blog tem uma aparência amigável e de muito bom gosto.
Meu segundo pupilo é o Jozemar . Ele é muito econômico nas palavras e está fazendo as atividades e acompanhando o curso, mas parece que o aspecto de interação que o Blog proporciona não muito a "praia" dele. Vamos ver como as coisas fluem a partir de agora.
Minha terceira companheira é a Jucela . Essa blogueira é muito caprichosa e tem um Blog muito bonito. No inicio ela estava num ritmo um pouco lento, mas segundo ela é assim que ela consegue trabalha: precisa de tempo para refletir e não gosta de fazer as coisas com muita correria. Tem muitas coisas bonitas no Blog dela. Um primor.
A Joseane é uma blogueira experiente. Já trabalhamos juntas num Projeto com Blog para alunos e professores do estado e ela é uma pesquisadora da ferramenta. Neste seminário ela está executando as atividades com competência, mas segundo ela, está faltando tempo para escrever mais e interagir mais com o grupo. Esse Blog e os outros da Joseane são dignos de pesquisa e visitas.
Gostei muito dessa atividade e continuarei meu acompanhamento nesta semana.( Essa semana estarei em curso em Londrina, por isso minha participação será menor).

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Blogs do NRE! Prática do Seminário do Blog

Ontem à noite e tive um conversa com a professora Iris pelo Skype. Nossa conversa (falamos no microfone) foi muito interessante e relatei pra ela o que esse Seminário provocou aqui, no meu trabalho.
Estamos com um grupo de professores, coordenadores de área das diversas disciplinas da Educação Básica, aqui do Núcleo Regional de Educação, que a partir de um convite nosso, resolveram fazer e usar o Blog como forma de divulgação dos seus trabalhos aos professores jurisdicionados ao NRE . É claro que essa ação vai extrapolar essa região!
Ainda estamos no processo de criação dos Blogs e nas primeiras postagens, mas podemos ver alguns Blogs crescendo em conteúdo e na empolgação dos autores pela atividade. Podem acompanhar essa evolução nos meus Links, Blogs/NRE.

Esse trabalho está sendo realizado pelos colegas daqui da CRTE (NTE), sendo que cada um dos assessores em tecnologia ( assim chamamos os Multiplicadores) está responsável pelo acompanhamento de determinados Blogs.

Teoria e prática estão acontecendo juntas. A tal práxis que nos fala a Dialética!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais

Ontem, das 19h às 21h, o professor Professor Ítalo Dutra, da UFGRS, fez uma palestra numa audio-conferência, no site do professor Eziquiel sobre o tema " Abordagem construtivista dos Mapas Conceituais". Foi muito interessante a experiência de participar dessa reunião com pessoas de várias partes do Brasil.

Quem não pode acompanhar a Palestra do Professor Ítalo Dutra, poderá encontrar os arquivos de chat, audio e ppt, no seguinte endereço:
http://www.escolabr.com/portal/modules/news/article.php?storyid=185

terça-feira, 19 de junho de 2007

Visita aos Blogs dos Colegas do Curso - proa17/17

Nestas 2 semanas vamos aperfeiçoar o uso do Bloglines. Para isso faremos visitas e analisaremos Blogs dos colegas: Ivonete Duarte, Joseane Piechnicki, Jozemar,Jucela Fravretto.
Nestas visitas precisamos observar: visual do blog, as alterações no modelo, ferramentas acrescentadas; as postagens, o texto, uso de imagens e outros recursos, correção das atividades postadas, etc.

Nos comentários dos blogs, consideramos os pontos positivos, os itens que devem melhorar, sugestões.

No final da semana faremos um relatório preliminar com a a análise feita para cada blog considerando o que foi observado e comentado.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Thinkature: Primeira impressão!

Hoje comecei a explorar o Thinkature.
Consegui me cadastrar e meu nome de usuário é helenabatista. Mexi um pouco nos quadrinhos que aparece lá, mas não sei bem a função de cada um. Mandei uma foto na página, mas não vi resultado ainda. Tem um espaço chamado Workspaces e me parece ser uma área de trabalho, mas sei não exatamente pra que trabalho. Diz lá que você pode acrescentar mais usuários e que esses usuários podem trabalhar em tempo real, mas como não tenho ninguém adicionado não deu pra testar isso. Essa é minha primeira impressão dessa ferramenta, que me parece ser um espaço de trabalho colaborativo com destaque para interação de forma síncrona.

Vamos lá...se eu descobrir mais alguma coisa eu conto aqui no Blog!

Opa! Criei uma workspace chamada "testes " e ela aparece lá...que chique!

Essa postagem deveria se chamar " Sei que nada sei"..

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Trabalho em Grupo - Semana 4 - 17/13

Adorei a imagem publicada no Blog da disciplina do curso que representa bem a idéia do que seja Trabalho em Grupo: Vejam
Início do Trabalho em Grupo: dia 18/6

Assunto: Thinkature

Participantes do Grupo 4

Elisalandi Avila

Salete Asen

Myrian Last

Coordenadora


Sejam bem-vindas à Semana 4 do Seminário!!



Adicionando autores no seu Blog

Ontem à noite eu estava mexendo no meu Blog e descobri que podemos acrescentar mais autores ao nosso Blog. Acho que esse recurso aumenta ainda mais as possibilidades pedagógicas do Blog.

Para fazer isso, vá em Configurações, Permissões e acrescente que você quer que participe com você no Blog, não é uma boa idéia??

Finalizando a Semana 3 -17/12

Nesta semana, as atividades foram de Configuração do Blog e onde ousei um pouco.Vejo que meu Blog ainda não está com a cara que eu gostaria que tivesse, pois tem umas coisas que não estão muito adequadas. A configuração do Nav Bar e no Cabeçalho ainda não ficaram boas. A foto ficou muito grande e eu não soube e nem tentei melhorar isso.
A lista de Links foi o que mais me agradou e principalmente por eu poder fazer tudo no Bloglines e aparecer no Blog.
Não fiz ainda a revisão das atividades passadas, mas farei nesse fim de semana, pois preciso revisar umas ações que ainda não internalizei e quando vou fazer de novo ou repassar para os colegas, preciso voltar aos tutoriais para realizar de novo.

Adorei essa figura, pois parece que isso aconteceu a semana toda no meu ambiente de trabalho, pois consegui "contaminar" meus colegas e essa semana nos comunicamos grande parte do tempo através de "comments" nos Blogs. e quando me perguntavam como fazia isso ou aquilo no Blog eu dizia que fossem ver no meu Blog.

Essa figura chama a atenção para um novo modo de relacionamento que se estabelece entre as pessoas a partir do uso de diferentes tecnologias, entre elas o Blog.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Fontes & Cores - proa17/11

Hoje foi o dia das mudanças. comecei fazendo experimentos de troca de cores e fontes do meu Blog teste, mas depois me animei e acabei fazendo a "festa" no meu Blog Oficial mesmo. Lembram da cara do meu Blog com apenas o cabeçalho laranja? Desapareceu...Demorei para achar uma "cara" que me agradasse. Não sei muito bem combinar as coisas. Para mim eu prefiro o que seja mais prático e mais "clean". Nem sempre tenho paciencia com sites com muito coisa pulando, saindo som de todo lado..fico confusa e acabo me distraindo.

Sei que tem pessoas que fazem "obras de arte" nos seus sites, mas meu dom artístico talvez seja mais voltado para a literatura e não tão visual.

Ah, caso queiram saber como fazer essas modificações é só perguntar, ok?

Cabeçalho e Barra de Navegação 17/10

Continuando a explorar as possibilidades de configuração no Blog, essa atividade consiste em personalizar o cabeçalho e a barra de navegação ou Nav Bar.
Para isso basta entrar em:
1) Personalizar, depois escolha Modelo (Layout) e clique na aba Elementos da Página.
2) Clique em Editar, no item Nav Bar, vai aparecer uma janela com 4 Barras de Navegação diferentes. Escolha uma e clique em Salvar Alterações.

No Cabeçalho, podemos colocar uma imagem, para isso siga esses passos:
No seu Blog entre em Modelo, Elementos de Página. Localize o elemento "cabeçalho" e clique em editar (edit). Abrirá uma caixa onde voce pode enviar uma foto do seu computador ou de um endereço web. Escolha a opção desejada de posicionamento e salve as Alterações.

Na imagem acima está o novo visual do meu Blog, com a imagem da estátua do Cristo Rei que por sinal é a mior estátua de bronze da América do Sul. Eu partticularmente não gosto de muitas coisas no Blog e nem sei se deixarei tudo isso lá, mas valeu como exercício de manipulação da ferramenta!




terça-feira, 12 de junho de 2007

Como adicionar uma lista de links na barra lateral do blog - proa17/9


Continuando as atividades de configuração do blog, hoje adicionei uma lista de links no meu Blog.
Para efetuar essa atividade basta entrar em Modelo(Layout) do blog de testes e clicar na aba Elementos da Página. Na Barra que aparecer, clicar em Adicionar Links, depois em Adiocionar ao Blog, conforme a figura:

Atividade de criação do Blog Teste - 17/8



Blog criado para efetuar testes e experimentações com a ferramenta. Versão 1
Para acompanhamento da evolução dos testes, acesse esse endereço do Blog Teste: http://blogtestehelena.blogspot.com/

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Explorando as configurações do seu blog - 17/7


Esta semana foi muito interessante para meu aprendizado sobre Blogs.
Aparentemente não fiz muitas mudanças. Apenas coloquei noticias e alguns links nas postagens. Parecem coisas óbvias, mas não eram tarefas fáceis para mim, mesmo trabalhando com Blogs a um certo tempo.

Dois recurso que porei no meu Blog é o calendário e um Bloco para recados! Gosto desses elementos na página!


A figura mostra o caminho para colocar as reportagens no Seu Blog.

Para maiores detalhes, vejam o tutorial da Disciplina

Continuando as Visitas! 17/2

Blogs visitados e que receberão mais visitas..Maravilhosos!!
Alguns ainda precisam ser visitados!!

Relatos de Experiências - experiências e projetos na área da educação

link: http://quemfaz.blogspot.com/
A notícia de que a Microsoft fez um Portal como o Ponto de Encontro do Proinfo é para mim mais do que "coincidência". Parece ser pirataria mesmo!!

. Gutierrez/su - blog de professor
link: http://www.gutierrez.pro.br/
Vou testar a ferramenta com o Skype!!

. [zaptlogs] - blog de projeto
link: http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/
O zaptlogs é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.

. Vida de Professor - blog de professor, outro país, outra realidade.
link: http://vidadeprofesor.blogia.com/
Esse Blog é em espanhol e mui me gusta. O autor( professor Rafael) fala de que precisou mudar para outro espaço que oferecesse a ele outros recursos e cita o Worpress.Segunda minha amiga blogueira, Jovilde, o Wordpress é interessante porque pode ser usado no PRD ( Paraná Digital).

. Vivência Pedagógica - educação e tecnologia
link: http://www.vivenciapedagogica.com.br/

. Palavra Aberta - projeto
link: http://palavraaberta.blogspot.com/

. O mundo encantado de Cecília Meirelles - poesias - dedicado às crianças
link: http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/

. Blogosfera Marli - blog de proferssor
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/

. Vidas Secas - projeto
link: http://blogosferamarli.blogspot.com/

.Leitura e Escrita na Escola - projeto
link: http://leituraescola.blogspot.com/


domingo, 10 de junho de 2007

Como arquivar as Dicas?

Lendo os comentários no meu Blog, deparei com esse da Suzana sobre o problema no blog Tridisciplina. Ela relata que "ele não funciona direito para quem o acessa usando o Firefox. Isso se dá porque no seu layout foi usado algum script que não segue os padrões prescritos pela W3C. Segue os padrões criados para o internet explorer :/"

Essa dica foi fundamental, pois aqui no Paraná o Linux é a base de uso nas escolas públicas, através do Programa Parana Digital e o Mozzila Firefox e outros como o Galeon, Iceweasel, são os navegadores dos professores e grande parte dos internautas.

Como eu faço para ir colocando num lugar adequado essas informações, pois nunca tinha ouvidos falar nesse W3C e gostaria de armazenar dicas como essa no Meu Blog. Sem falr nos Tutorias da Íris, essenciais para os Blogueiros iniciantes e até para experts também!

Alguém tem alguma sugestão?

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Adicionando Feeds no Bloglines - 17/6

Para iniciar essa tarefa eu primeiro vi a Animação feita pela Iris, onde ela faz um tutorial ensinando passo a passo de como fazer a página do Bloglines. Eu já havia criado o bloglines. Depois ele ensina como adicionamos feeds na nossa página e é tão clara que vendo a web aula pode-se tranqüilamente fazer a tarefa.
Caso queiram ver a animação entrem e confiram: http://www.unerj.br/ead/webteca/arquivos/webteca1802/rss.htm

Consegui adicionar todos os Blogs da turma, menos uma pagina que me parece estar sem postagens, que é o Blog da Viviane Weiss (http://tecnicanteviviane.blogspot.com/).

Neste momento terminei de configurar meu Blogroll e o endereço que criei é: http://www.bloglines.com/public/helenabatista

Confiram e me dêem retorno. Essas coisas ainda são novas para mim e fico sempre na dúvida se deu certo ou não.

Criação da Página no Bloglines - proa17/5


http://www.bloglines.com/blog/helena
http://www.bloglines.com/public/helena

Agregação e a distribuição de conteúdo 17/4

Hoje fiz uma leitura do texto da Suzana (http://www.cinted.ufrgs.br/renote/nov2004/artigos/a6_distribuicao_conteudos.pdf), como foi sugerido no curso, de forma calma e geral. Fui anotando tantas informações que eu desconhecia e agora pretendo aprofundar.

Uma coisa interessante do texto é a comparação que a Suzana faz dos "guardados " que temos na escola: coisas feitas em projetos, cartazes e que ficam lá armazenados para possíveis usos no futuro. Dessa mesma forma, guardamos os objetos de aprendizagem digital e às vezes temos dificuldade de encontrar onde o colocamos. Parece-me que todos esses recursos que ela cita no texto, tais como RSS, Bloglines, servem para "juntar", organizar esses pertences para que quando dele precisarmos o encontremos com maior facilidade!

Agora vou tentar praticar isso no meu Blog!!

Refletindo sobre a Semana 1 - 17/3 - Atividade refeita

Essa semana foi muito interessante e produtiva, pois pude visitar muitos espaços interessantes e também refletir sobre o uso desse recurso no processo educativo.

Para ilustrar essa reação em cadeia que esses Blogs provocaram, devo relatar que trabalho no Núcleo Regional de Educação e que toda a equipe pedagógica do núcleo resolveu criar, sob nossa assessoria, um blog para cada disciplina da educação básica, a fim de divulgar referencias, noticias e demais coisas que interessam aos professores que pertencem ao nosso núcleo.
Os Blogs criados das Disciplinas, pelos coordenadores da Equipe de Ensino, estão nos meus links, como Blogs do NRE e cada dia mais os blogs estão ficando com mais conteúdos e interessantes. Vale ressaltar que alguns professores do Núcleo estão somente agora começando a se utilizar das ferramentas tecnológicas para proveito na sua área de atuação.

Penso que estamos disseminando a idéia de construção do conhecimento em rede e que os professores começaram a descobrir o potencial desse recurso e também das demais mídias disponíveis nas escolas.

No início desse Seminário sobre o uso dos Flogs e Blogs na Educação, eu pensava que seria somente mais uma ferramenta que iríamos fazer e que só depois, com o tempo isso se tornasse interessante na prática. O que está acontecendo é uma reação imediata de uso e prática desse instrumento.
Se o curso parasse aqui, já teria cumprido se papel e o mais interessante é que estamos apenas na metade dele. Tudo o que vier será lucro agora!!

sábado, 2 de junho de 2007

Visitando outros espaços!! 17/2

Ontem à noite visitei alguns Blogs que estão linkados na nossa ágina principal e por lá acabei deixando meus recados na sala de visitas de alguns:

  • No Blog Tri ( coisa de gaúcho - trilegal) percebi um problema que não consigo ler a Página de deles.As letras ficam umas sobre as outras..o que é isso?? ja acessei ese Blog de 3 computadores diferentes e sempre vejo as coisas embaralhadas...Deixei um recado contando isso!

  • No Sergio Blog 2.3 Física, Educação, Tecnologia e etc...
Achei muito interessante e com muitos recursos, mas não entendi como se faz e pelo que pude ver o cara é expert em Tecnologia .
Hoje (8/6) eu visitei novamente o Blog do Sergio e descobri como fazer um comentário.Muito interessante o destaque que ele deu para 6 Blogueiros e na visita que fiz a estes Blogs vi que realmente vamos tecendo uma rede de comunicação e aprendizagem através de outros links que encontramos.
  • Blog Relatos de Experiências - Iris

Experiências realizadas em escolas públicas, usando tecnologias. (Iris)

Adorei esse Blog. A propósito: eu participei desse Encontro Online da Comunidade Proinfo. Nessa semana eu estava numa Oficina de Blog em Guarapuava e reservei uma horinha para acompanhar as discussões!

Ainda continuarei fazendo minhas visitas e aprendendo mais...

Ah...quero aprender a usar aquele recurso de colocar recadinho colorido no meu Blog...

  • http://vamosblogarbr.blogspot.com/
Esse blog apresenta o SlideShare que é um aplicativo WEB [1] que permite estocar, compartilhar e divulgar apresentações de slides (power point e outros).

Para utilizar este serviço gratuito basta se inscrever em http://slideshare.net/, clicando lá em cima e à direita em SignUp e criando um nome de usuário (username) e uma senha (password).