quinta-feira, 5 de julho de 2007

Blogs Coletivos visitados - 17/20

Como percebem, estou fazendo minhas atividades conforme o tempo me permite e as condições técnicas também.

Nesta atividade, farei visitas aos Blogs coletivos e construirei meus conhecimentos das diversas ferramentas estudadas neste Seminário. Conforme eu for visitando, deixarei comentários para que os colegas saibam que o que estão pesquisando está servindo de apoio aos demais do grupo que estão estudando outras ferramentas.

Para facilitar meu trabalho, deixo aqui os links para eu visitar e registrar os resultados desta busca:

Basecamp

Este é o blog colaborativo dos alunos: Beatriz, Elke, Josemar e Tania, da disciplina Proa 17b.

Basecamp que é uma ferramenta atual da Web 2.0, utilizada para gerenciar projetos colaborativos ou de clientes.

Hoje eu li o Blog do Basecamp e percebi que a equipe está trabalhando com afinco nas pesquisas.

Pelo relato decobri que o Basecamp, de criação norte-americana é um local que podemos organizar as tarefas e parece que tem um objetivo de empresa.o que dificulta um pouco as tentativas de aplicar na educação.

Na fundamentação teórica citaram Piaget e Vygosty, dois teóricos que fundamentam nosso pensar colaborativo. Eles servem para iluminar neste momento, mas ainda estou pensando neles e no Basecamp e tentando aglutinar as idéias...

Quanto aos termos técnicos, entendo que nem sempre achamos uma palavra que expresse o que está posto em outra língua...mas poderiam mudar template por modelo.

No mais, parabenizo a equipe pela dedicação e pesquisa, principalmente pela idéia de criar uma pagina wiki..

Thinkfree

Este trabalho é do grupo da Marlene, Sueli e Cristiane. É uma ferramenta muito interessante e com grande poder colaborativo. Foi muito bem explorado pela equipe e elas conseguiram até fazer um tutorial com áudio com o auxílio da Iris pelo Skype. fizeram também outras experiências criando slides em parceria e mostraram com categoria as possibilidades da ferramenta. Excelente trabalho!

Terapad

o Terapad é um espaço para criação de Blogs e tem vários recursos. pelo relato das colegas, vi que é de fácil manuseio e eu acabei fazendo um espaço la também, para posterior análise:http://helenabatista.terapad.com/ e possível uso, visto que o Blogger não é possível de se ter acesso nos Laboratórios do Paraná Digital e se o Terapad for possível, será muito útil para nosso trabalho com os professores das escolas. Parabens ao grupo pela pesquisa e linda apresentação no Blog coletivo.

Comeeko

Comeeko é uma ferramenta gratuita, que podemos fazer download sem nenhum problema.Com essa ferramenta podemos adicionar textos, figuras e balões de histórias em quadrinhos em nossas fotos, deixando-as bem engraçadas. O tutorial preparado pela equipe ajuda a entendermos o uso do aplicativo e para quem gosta de trabalhar imagem é uma ótima opção.O grupo fez um blog muito bem elaborado e com as informações necessárias para o uso.

Vyew

O Vyew é uma ferramenta que possibilita realizar serviços de conferência web em que permite partilhar o desktop enquanto se trabalha com documentos DOC, PPT, JPG, PDF. Na colaboração, em tempo real, os utilizadores podem fazer anotações ou desenhar como num quadro branco, e utilizar chat e teleconferência. Excelente esa ferramenta para efetuarmos um trabalho coletivo e adorei a idéia de colocar o Skype como colaborador na parte de aúdio. Já fiz essa combinação com o MSN e Skype numa videoconferencia entre uma garota britanica que estava na minha escola e alunos noutra cidade e o resultado foi ótimo.

Yahoo

O Yahoo! Grupos é um serviço gratuito que permite reunir a família, amigos e membros por meio de um Web site e grupo de e-mail. Não é necessário conhecer HTML para criar seu próprio grupo. O Yahoo! Grupos oferece uma forma conveniente de conectar-se com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses e idéias.

Google Reader

O Google reader é um Gadget que permite seguir o conteúdo de sites sem termos que ir a esses sites.

Pelo que acompanhei nas explicações, esse recurso parece com o bloglines e ajuda a agregar informações sobre sites que queremos e/ou precisamos acompanhar.

CL1P.NET e Imagination

Este grupo tem 2 ferramentas: O Cl1P e o Imagination. O Imagination é um aplicativo patrocinado pela GE, em fundo branco e com elementos em verde, a princípio, durante a execução do desenho ou escrita é possível trocar cores e formas. A finalidade é utilizar a criatividade gráfica. Na escrita ou no desenho. Já o Cl1P.Net é um serviço totalmente Web 2.0 que fornece um bloco de notas online totalmente gratuito e ainda há possibilidade de anexar junto ao texto um arquivo qualquer de até 2MB.

Como o grupo explica, eles tiveram problemas com o Blog deles e acabaram perdendo informações e como são duas ferramentas, as pessoas confundiram, e descrevendo de forma errônea os aplicativos.



Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Helena

Espero que possas recuperar a passada nesta reta final de nossa caminhada. Pelo comprometimento demonstrado na disciplina isso será fácil :)

abraço e bom trabalho!