terça-feira, 10 de julho de 2007

Relatório final dos Blogs dos colegas - Proa 17/19

Blog da Jucela

Hoje voltei no blog da Jucela e lendo as postagens e comentários ali coletados eu percebi o caminho percorrido pela colega e a busca de superação que ela enfrentou neste caminho. Penso que cada um tem suas inseguranças e talvez seja isso que ela revelava nas suas postagens e isso parece que levou-a a um certo enfrentamento com a Suzana. Tem até uma pergunta que a Su diz pra ela e que eu gostaria de ajudá-la responder. Nós das CRTE/NTE trabalhos com as ferramentas tecnológicas com os professores. Usamos com computador e Internet todos os dias, mas isso não significa que não tenhamos dificuldades com algumas ferramentas, como no caso do Blog, por exemplo.
Percebo muita superação da Jucela nesta caminhada. Principalmente das inseguranças e da força de vontade de construir, partilhar conhecimento.

Blog do Josemar

Minha última visita ao colega tinha sido dia 22/7 e hoje (11/7)percebi que ele continuou firme no curso. Ele está praticamente em dia com as atividades, mas permanece muito econômico com as palavras. Ele relata que não explora muito as imagens e percebo que essa característica dele ( que também é minha) é uma marca pessoal. Acho que só com mais tempo e uso desses recursos podemos explorar melhor essas ferramentas.

Blog da Ivonete

A Ivonete é uma menina de garra, pois teve um bebê no inicio de junho, ficando afastada por uns dias das atividades, mas mesmo assim recuperou o tempo e está terminando o curso.As postagens são consistentes e o blog tem um visual muito agradável.Explorou com competência as ferramentas e agora caminha para a finalização do Seminário!

Blog da Joseane

Desde a minha última visita no Blog da Joseane ela apenas fez mais uma postagem falando sobre a composição do novo grupo de trabalho coletivo. Nesta postagem tinha recados da Suzana pedindo empenho e alertando sobre o prazo do término do curso.
Pelo que conheço da colega, o fator tempo impediu que ela participasse do curso, pois ela tem muitos conhecimentos na área de blog e isso se manifesta nas poucas, mas bem elaboradas postagens que ela efetuou. Outro fator interessante é a suavidade do modelo do blog dela. Sem muitas firulas, perfeito do ponto de vista pedagógico (talvez seja essa minha opinião), onde a sobriedade é um fator importante.

Essa atividade foi muito interessante, pois pude acompanhar 4 pessoas em processo de aprendizagem e verificar o potencial e ritmo de cada um.Percebi também características diversas com o uso do Blog e as preferências por uso de recursos visuais ou não e também o potencial de interação e escrita que o grupo tem.
Por tudo isso o Seminário do Blog valeu a pena!

Nenhum comentário: